12.3.12

O "velho" e o "novo" na paisagem ituana

Nota-se, no canto superior a esquerda, a construção de um prédio de 8 andares, circundado pelo casario histórico do centro da cidade. 
Seria esse o início da transformação - e distorção - da paisagem arquitetônica histórica de Itu/SP? 

O que você acha? 
Dê sua opinião.

Foto: Praça Pe. Miguel
Créditos: Foto Postal Colombo/Grupo Fotos Antigas de Itu/ Cristiam de Itu

4 comentários:

  1. Realmente, este prédio é o único que distoa do restante da paisagem. Ainda bem que hoje não vemos outros prédios neste cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exceção feita ao prédio "Novo Itu", que hoje se localiza onde - na foto - está o sobradão dos Pereira Mendes (demolido por razões políticas[!!]), ao lado da Matriz...
      Como dizia Chico Science, "a cidade não para, a cidade só cresce...". Com isso, perdem a paisagem, a história, o turismo, os ituanos. Obrigado pelo seu comentário.
      Continue participando do blog, opinando, criticando ou dando sugestões. Forte abraço.

      Excluir
  2. A modernização é necessária, um exemplo são as ruas estreitas de paralelepípedo que já não são nada funcionais hoje em dia. Mas a manutenção dos itens históricos é essencial! Me lembro como atravessava correndo aquela escadinha ali no centro da praça, e me lembro mais ainda do lago na praça do Carmo cheio de carpas e com uma pontinha em que eu adorava subir! As reformas modernizaram tudo, mas ninguém me perguntou o que eu achava disso. Prefiro o clássico! Uma boa manutenção e limpeza teria dado um resultado muito melhor. As praças ficaram peladas...
    Nossa cidade é conhecida por ser histórica, a poluição visual das lojas nas ruas do centro esconderam completamente os casarões.
    Uma cidade moderna devia saber preservar sua história!

    ResponderExcluir
  3. Exato, Gleice!! Também acredito em uma "modernização sustentável", onde o novo não precisa, necessariamente, sucumbir o clássico, o histórico. Faz-se urgente o resgate da vocação histórica do centro de Itu, sem poluição visual, nem descaracterização arquitetônica. O debate e a participação do cidadão ituano é importante nesse processo, pois, a continuar assim, corremos um sério risco de perdermos uma identidade construída ao longo de 4 séculos. Concordo!! Ser moderno é, sobretudo, preservar o passado, a história.

    ResponderExcluir