21.3.12

O Cinema chega em Itu/SP

Filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, Louis e seu irmão August Lumière, após muitos estudos sobre os processos fotográficos, foram responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro Cinematográfo, em 1895. O aparelho, movido a manivela,  utilizava negativos perfurados e era capaz de registrar, fotograficamente, sucessivas imagens a uma velocidade maior do que o tempo de persistência da retina, conferindo aos fotogramas a sensação de movimento.
Segundo a História oficial, a primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière - e da invenção do cinema - foi em 28 de Dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. As produções restringiam-se a curtos registros sobre a vida cotidiana, filmados ao ar livre. A sessão foi inaugrada com a projeção de "A Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière", produzido no mesmo ano.


Em Itu/SP, a primeira projeção pública do cinematógrafo que se tem notícia, data de 1905, no Largo do Carmo. A "sala de cinema", consistia em uma armação de lona, tal qual um circo, onde diversas bancadas eram dispostas frontalmente a uma tela de tecido. Funcionava das 14:00 as 22:00 horas e exibiam 4 filmes, ao custo de 1$000 (mil-réis). Esse cinema itinerante estabeleceu-se na cidade por apenas três dias e contou com um numeroso e admirado público, conforme nos relata o historiador Francisco Nardy Filho.
Por sua vez, ainda na cidade de Itu/SP, a inauguração oficial de nosso primeiro cinema residente, foi em 23 de Dezembro de 1911.

FONTES: FILHO, Francisco Nardy. "A Cidade de Ytu": crônicas históricas. Itu: Ottoni Editora, 2ª edição, vol.03, 2000.
SITES: Controvérsias / Cine e Pipoca
FOTO: Gravura onde August Lumière aparece utilizando o cinematográfo.
FILME: "Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière". Dir: August e Louis Lumière. Doc. França. P&B, mudo, 1895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário