6.3.12

Matadouro Municipal

Em 1845, na cidade de Itu/SP, o então vereador Sr. Manuel Martins de Mello propôs a criação de um Matadouro público, uma vez que antigamente, os animais eram abatidos em quintais de particulares. A indicação foi prontamente aprovada e, imediatamente, foi nomeada uma comissão responsável pela escolha do terreno, orçamento e construção. Compunham a comissão o próprio vereador Manuel Martins de Mello e José Manuel de Mesquita. Após algum tempo de pesquisas, foi um pasto localizado no Hospital dos Morféticos, o local escolhido para a construção. Finalmente, em 1849, inaugurou-se o primeiro Matadouro da cidade de Itu.
Segundo o historiador Francisco Nardy Filho, esse Matadouro não passava de um grande curral, com duas divisões, e um telheiro onde os animais eram abatidos. Embora rudimentar e em condições precárias de higiene, o local serviu por 37 anos.
Em Novembro de 1883, outra comissão de vereadores foi formada, para a escolha do local que abrigaria um novo Matadouro. Foi decidido que um terreno, situado na Chácara Piedade, de propriedade do Sr. Francisco Barreto de Souza, abrigaria o Matadouro. 
Após pagamento de 1:200$000 (um conto e duzentos mil réis), foi o Dr. Ramos de Azevedo, o responsável pelo projeto, planta e orçamento do novo local. 
A licitação aberta pela Câmara, a fim de financiar a construção, foi marcada por indecisões acerca das condições impostas pela Câmara Municipal, sendo o Sr. Josué Massagli, o vencedor da concorrência pública. Em 1886, sob a batuta do engenheiro e então vereador Dr. Francisco de Barros Jr., que fiscalizou as obras, foi inaugurado o novo Matadouro municipal.

Foto: Matadouro Municipal. Terreno da antiga Chácara Piedade. Década de 1950.
Fontes:  NARDY FILHO, Francisco. "A Cidade de Itu". Itu: Ottoni Editora, 2ª ed., vol.01, 2000.
             OLIVEIRA, Jair de. "Memória de Itu". Itu: Gráfica Gavioli, 2011.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário