17.4.12

O Clube Republicano de Itu/SP


A publicação do “Manifesto Republicano” em 1870, no Rio de Janeiro, agitou a arena política de várias regiões do país, principalmente a região de Itu/SP (antigo Oeste Paulista), onde no dia 06 de Setembro de 1872, João Tibiriçá Piratininga, Carlos Vasconcellos de Almeida Prado, seu irmão João Vasconcellos de Almeida Prado, Ignácio Xavier de Campos Mesquita e Antônio Francisco de Paula Souza, reuniram-se para fundar o Clube Republicano de Itu/SP.
O objetivo destas células municipais – foram 48 no total – era fazer a propaganda das ideias republicanas, manter a união do partido na localidade, além de discutirem todas as questões que interessassem ao partido. Cada Clube era composto por um presidente (João Tibiriçá Piratininga, em Itu/SP), um 1º e 2º secretários e um delegado para participar dos congressos na Capital da Província.
Na mesma reunião de fundação do Clube de Itu/SP, foi também criada uma escola noturna, mantida com os recursos financeiros do próprio Clube Ituano, inclusive o “corpo docente”, composto basicamente, pelos membros do diretório municipal. Segundo os republicanos, a educação serviria de base para politizar as relações entre o Estado e a sociedade, permitindo, dessa forma, o conhecimento da realidade social, além de oferecer-lhes os meios de ação politica necessários para atingir o estatuto de cidadania.
O Clube Republicano de Itu/SP, o mais ativo e numeroso da Província, foi decisivo para estimular outros Clubes a manter as atividades no primeiro momento da propagada republicana. Pensando nisso, João Vasconcellos de Almeida Prado e Tibiriçá Piratininga, após se encontrarem com Américo Brasiliense na cidade de São Paulo, decidiram organizar um Congresso Republicano a ser realizado na Capital ou no interior da Província, a fim de formalizar a criação de um partido político de oposição a Monarquia de D. Pedro II.
No dia seguinte, foi publicada uma circular com as principais decisões dessa reunião, entre elas, a que se referia ao trabalho escravo, principal sustentáculo da economia cafeeira no interior de São Paulo. Preocupados com os boatos sobre o possível uso da violência na abolição da mão de obra escrava, os republicanos paulistas assumiram uma postura cautelosa quanto a esse assunto, evitando dessa maneira, qualquer conflito ideológico com o meio agrário e, consequentemente, o fracasso da campanha republicana.
Após muitas reuniões e várias viagens pela Província, os principais homens políticos de Itu/SP, conseguiram organizar e conduzir, no dia 18 de Abril de 1873, aquele que viria a ser o primeiro Congresso Republicano de São Paulo, principal responsável pela fundação do Partido Republicano Paulista, conhecido na historiografia republicana como a “Convenção de Itu”.

Quadro: João Tibiriçá Piratininga [s.d] // Museu Maçônico Paranaense.
Foto/Créditos: Inauguração do Museu Republicano "Convenção de Itu" (1923) / Grupo Fotos Antigas de Itu/SP.
Fonte: Tavernaro, Erik. "O Clube Republicano de Itu: organização partidária, propaganda e educação no Oeste Paulista (1872-1889)". Trabalho de Conclusão de Curso. História/UNESP, Franca, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário