22.5.12

Colégio Regente Feijó, 80 anos


No último 16 de Maio, a escola estadual Regente Feijó, comemorou seus 80 anos de existência e história.
Criado em 1932, pelo então prefeito da cidade, Dr. Joaquim Galvão da França Pacheco, o Ginásio Estadual supriu uma antiga carência local, visto que não havia ensino público secundário, ficando este a cargo dos dois únicos colégios particulares de Itu/SP: o Colégio N. Sra. do Patrocínio (feminino) e o Colégio S. Luiz (masculino). 
 
A primeira turma, segundo os registros do próprio colégio, era composta por 53 alunos e contava com professores da envergadura de José Leite Pinheiro, Pery Guarany Blackman, entre outros. A direção, naquela época, ficava a cargo do Dr. Oscavo de Paula e Silva. 


Além de estudantes da cidade de Itu/SP, o Ginásio também atendia alunos vindos de cidades vizinhas, tais como Salto/SP, Cabreúva/SP e Porto Feliz/SP.
Em 1944, já sob a direção do professor Antônio Berreta, com o apoio do então Deputado Estadual Dr. Novelli Júnior – que pleiteou a verba pública – o prédio, onde atualmente funciona a escola, foi construído e inaugurado 5 anos depois, visando assumir um papel fundamental na história do ensino público de Itu/SP e região.
Hoje, o passado do Colégio Estadual Regente Feijó, encontra-se imortalizado na memória dos habitantes da cidade e no próprio centro urbano de Itu/SP, onde, imponente, a tradicional escola permanece.

Foto: Fachada lateral do Colégio Estadual Regente Feijó. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário