28.2.12

Mercado Municipal

O Mercado Municipal foi inaugurado em maio de 1905, sob encomenda da Câmara Municipal, que percebia a necessidade de um ponto de comércio em Itu, já em meados do séc. XIX, uma vez que o "Beco das Casinhas", como era chamada a primeira praça de mercado da cidade, já apresentava suas limitações de espaço e higiene.
Por ser demasiadamente estreito, o acúmulo de tabuleiros, cestos, sacos e até mesmo de animais de transporte, impedia o trânsito de pessoas, tornando, além disso, o local bastante perigoso.
Após a transferência desse ponto comercila para o Largo da Matriz, outros problemas surrgiram: os tropeiros, que antes deixavam seus animais descansarem na entrada da então Vila de Itu, começaram a deixá-los no próprio largo, onde pastavam tranquilamente nas gramas do jardim público, além de gerar grande acúmulo de esterco no local.
Em 1903, o vereador Dr. José Correa Pacheco e Silva, propôs a escolha de um terreno adequado para a instalação de um mercado municipal, podendo para esse fim, realizar as operações de créditos que fossem necessárias.
Finalmente, em 1905, um edifício vasto, claro, arejado, coberto de telhas francesas e com todos requisitos de higiene, cujo projeto pertencia a Ramos de Azevedo, abrigou o Mercado Municipal de Itu/SP. 


                                                                    Foto: Mercado Municipal de Itu/SP
                                                                    Créditos: Foto Sétimo/Senza Rizzo/Grupo Fotos Antigas de Itu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário