27.2.12

José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899)

Pintor ituano precursor da abordagem temática regionalista, especificamente, a cultura caipira. Privilegiou, com simplicidade, personagens anônimos e aboliu a monumentalidade do ensino artístico das academias, em favor do Naturalismo.

Seu primeiro incentivador foi o padre Miguel Correa Pacheco, quando o pintor ainda trabalhava como sineiro na Igreja Matriz de Nossa Sra. da Calendária, para a qual produziu algumas obras de temática sacra.
Almeida Júnior participou de quatro edições do Salon de Paris, entre 1879 e  1882. Desse período datam algumas de suas maiores obras, tais como O Derrubador Brasileiro e Remorso de Judas, A Fuga para o Egito e O Descanso do Modelo.                                                         

De volta ao Brasil em 1882, Almeida Jr. realiza a primeira mostra individual na Academia Imperial de Belas Artes, exibindo sua produção parisiense. Sua atuação como artista consagrado em São Paulo contribui decisivamente para o amadurecimento artístico da capital paulista.

Em 1884, o pintor recebe o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa, concedido pelo Império Brasileiro. Em seu último período, Almeida Jr. irá progressivamente substituir os temas bíblicos e históricos pelas obras de temática regionalista, como por exemplo, Caipira Picando Fumo (1893) [foto], Amolação Interrompida (1894) e O Violeiro (1899). Aqui, o artista revela seu desejo de aproximar-se do cotidiano do homem do interior, distanciando-se das fórmulas generalistas da pintura acadêmica.

No Brasil, o dia do Artista Plástico é comemorado em 8 de Maio, data de nascimento desse ilustre ituano.

Talento e simplicidade.
Esse é o recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário